Estamos aprisionados, Enclausurados em nossos próprios mundos, Cativos em nossos problemas. A cada início de ano, surgem promessas e expectativas, As pessoas, então, inundam-se de esperanças, Frases motivacionais e fórmulas mágicas de paz e prosperidade.
Em 2024, a primeira ação não é realizar, mas criar um vídeo para os seguidores, prometendo mudanças e melhorias. Textos extensos sobre o abandono e como os outros são responsáveis por suas vidas miseráveis, proclamando-se as melhores e vítimas de terceiros. Tudo isso, na tentativa de formar um clã de pessoas que se identifiquem e busquem algum alento para esquecer que, em alguns casos, também foram responsáveis por suas próprias desventuras.
O olhar entre as grades demonstra que essas prisões estão dentro delas, não fora. Nada muda quando acreditamos que tudo de ruim é culpa do exterior ou de outras pessoas. Não que o mundo exterior não tenha sua parcela de responsabilidade, mas culpar apenas o externo é enganar a si mesmo, acreditando ser superior a tudo e a todos.
Não se trata de menosprezar quem somos, mas sim de assumir a responsabilidade conosco antes de apontar o dedo para o próximo. O outro pode não mudar por você, mas você é capaz de mudar por si mesmo.
Como disse Virginia Woolf: "Para pertencer a si mesmo, é preciso rejeitar os outros, excluí-los se necessário; mas, se, ao fazê-lo, nos tornamos um pouco menos escravos da opinião dos outros, isso é um grande lucro."